top of page
wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

Conheça mais sobre o tártaro dental

DRA. CAROLINA FREIRIA DE OLIVEIRA



Sabe aquela ‘massinha” branca que fica aderida ao “pé do dente”? Você escova, a fio dental, tenta remover, mas ela não sai? Ela pode ser chamada de cálculo dental, também conhecida como tártaro. O tártaro nada mais é do que o acúmulo de placa bacteriana que se mineraliza ficando firme de modo que sua remoção, na maioria das vezes, só consegue ser feita no dentista.


O processo de formação do tártaro é lento, costuma estar atrelado a composição salivar e a frequência de higienização. A região cervical, do “pé do dente” costuma ser o local em que se tem acúmulo de restos de alimentos, tendo em sua maioria mais formação de placa e quando essa região fica próxima a saída de uma glândula salivar, a mineralização da placa é quase certa. Com o acúmulo de minerais da saliva na placa bacteriana aderida ao dente, essa começa a ficar endurecida e consequentemente mais difícil de ser removida.


Além do incômodo ao ar a língua no dente e sentir a saliência e asperidade do cálculo salivar, ele pode ser muito prejudicial à saúde bucal no geral, uma vez que está intimamente ligado a problemas como gengivite e periodontite. O que acontece é que o tártaro provoca uma inflamação na gengiva adjacente ao dente. Em decorrência do processo inflamatório há sangramento gengival e com o ar do tempo o processo pode evoluir e gerar perda óssea. Neste estágio já se tem instalado um processo de periodontite, que exige tratamento específico e acompanhamento adequado para que a perda de osso ao redor do dente não leve a perda de dentes.


Para evitar maiores problemas causados pelo cálculo dental o ideal é que se faça sua remoção no consultório do dentista. No consultório o dentista pode usar instrumentos específicos que removem a placa mineralizada de forma rápida e eficaz, mantendo a saúde bucal. Visitas periódicas ao dentista previnem seu aparecimento e, consequentemente, mantém a boca livre de doenças.


A autora é cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Possui aperfeiçoamento em dentística e estética pela Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Membro da equipe Clinimplant Odontologia.

Contato: Clinimplant Odontologia | Rua Pereira do Nascimento, 250 A

Telefone: (35) 3551-1126 - Guaxupé – MG


Formulário de

  • generic-social-link
  • facebook
  • instagram
  • twitter

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: [email protected]

Tel. (35) 98847-1300 - Guaxupé  MG

bottom of page